A Pedra do Ingá, a Ilumiara Jaúna e uma inspiração para as aulas de história, artes e português

Ariano  Suassuna compreendia a beleza e a importância das pedras sertanejas, que são fundamentais em sua obra. Um exemplo dessas pedras encantadas é a itacotiara Pedra do Ingá, um painel de gravuras em baixo relevo que fica na cidade de Ingá (PB) e sempre atraiu o interesse de Suassuna.

Ele acreditava que esse era um local de culto, um local místico e sagrado para a população que o criou. Como parte da sua relação com a Pedra do Ingá, Suassuna criou significados simbólicos e artísticos para as figuras que estão inscritas na pedra. E mais: junto com seu filho, idealizou a Ilumiara Jaúna, um painel de gravuras em baixo relevo com figuras inspiradas na Pedra do Ingá.

Neste material, proponho inspirações para as aulas de história, artes e língua portuguesa a partir da história dessas duas pedras sertanejas: a Pedra do Ingá e a Ilumiara Jaúna. Para acessar a ficha completa, basta clicar no link abaixo e fazer o download.

Download “A Pedra do Ingá, a Ilumiara Jaúna e uma inspiração para aulas de história, artes e português” Ficha-7-Inga-e-Jauna.pdf – Baixado 206 vezes – 7 MB

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *